sábado, 15 de março de 2014

PRAZER

As melhores coisas da vida são aquelas que nos dão prazer, que nos fazem sentir bem.
No mundo atual, começamos a acostumarmo-nos com a idéia de que só podemos ter prazer mediante a grandes montantes de dinheiro para podermos ter acesso a todas as coisas “compráveis” que nos apetecem.
Também temos atribuído muito valor aos prazeres mundanos – sexo, traição, promiscuidade – e passamos a perder o controle de nossos instintos, muitas vezes jogando por terra nossos valores morais.
Hoje eu gostaria de dividir com vocês a minha ideia de prazer, de pequenas coisas que podem mudar nosso humor, rasgar o dia mais enevoado e abrir nossos olhos e corações para as coisas boas da vida. São pequenas peças de um mosaico que juntas formam aquilo que chamamos de felicidade. Coisas que geralmente são simples e não custam nada.
A mim dá prazer acordar cedo, e logo de manhãzinha, com a brisa fresca remanescente da madrugada que se despede limpar toda a casa e ter o resto do dia livre para fazer outras coisas.
Sinto um prazer imenso em escrever e no meu trabalho, faço o que gosto e me maravilha poder compartilhar minhas idéias e saber que eventualmente arranco um sorriso ou outro das pessoas que lêem meus textos.
Um banho gelado no calor ou uma limonada fresquinha, observar a chuva na janela e sentir o rosto
salpicado por gotículas cristalinas, balançar na rede em uma tarde preguiçosa e morna, parando para reparar nos cantos dos pássaros e nos pequenos sinais da natureza atrevida que resiste ao homem e ao crescimento das cidades.
Um casaco macio e quentinho e um leite pelando, cheio de chocolate no inverno rigoroso também são prazerosos. Aquele misto de rubor nas faces e frio na barriga quando estamos apaixonados, as pernas bambas de emoção e um beijo roubado, melhor ainda se for um beijo molhado!
Esquecer das contas e das rugas e voltar a ser criança, mesmo que seja apenas por uma hora ou uma tarde, jogar videogame, se achar o astro no Guitar Hero, pular amarelinha, brincar ou vestir e pentear bonequinhas.
Espreguiçar nas manhãs de domingo, ver o Sol se espichando pelas frestas da janela e resolver dormir mais aqueles “cinco minutinhos” que nos negamos a semana toda.
Fisgar um peixe, ler um livro à sombra de uma árvore, almoçar em família...
Aliás, tudo em família dá prazer né? Abraçar um ente querido, dizer e ouvir “eu te amo”, fazer as pazes depois de uma briga boba entre irmãos.
Sentir um suave toque, um perfume doce, trocar juras de amor no calor de um abraço tendo apenas o céu estrelado como testemunha.
Estar com os amigos, rir de uma piada, ouvir e cantar uma música, mesmo que desafinado e sem saber a letra, comer pipoca, tomar guaraná, dançar com a vassoura e até mesmo assistir a um filme enquanto está deitado no tapete rodeado de almofadas.
A vida é uma reunião de prazeres que se escondem atrás da névoa densa do trabalho, das preocupações e do capitalismo.
Cabe a cada um de nós compreendermos que a vida é uma só, sem repeteco, e nos entregarmos ao mais significativo prazer de todos: O prazer de viver!

Um enorme abraço e desejo a todos um ótimo final de semana, com olhos bem abertos para desfrutarem dos mais variados e simples prazeres!



Nenhum comentário:

Postar um comentário