quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Respeito é bom e eu gosto!

Que o mundo é uma selva não é novidade pra ninguém. Agora, que o mundo é uma cadeia alimentar aonde as pessoas tendem a devorar-se mutuamente é sim uma grande e assustadora novidade.
O que anda faltando em nossa sociedade é o respeito, o bom e velho respeito.
Hoje em dia as pessoas são munidas de seus próprios dogmas, crenças e conceitos e vivem em um eterno embate para que suas opiniões sejam acatadas por outras pessoas.
E é essa mesmo a palavra: “ACATADAS”. Não basta você respeitar a opinião de uma pessoa, segundo o ponto de vista dela você deve tomar essa crença como sua e seguir pelo mesmo ponto de vista.
Antes tínhamos amigáveis - e porque não saudáveis - discussões sobre os mais diversos assuntos, cada um defendendo o seu ponto de vista.
Dessas discussões podíamos abrir um enorme leque de percepção sobre os mais diversos assuntos e abrirmos nosso prisma sobre novos e diferentes conceitos.
Naturalmente não é o que acontece agora. As várias vertentes em diferentes segmentos culturais acabaram arrebatando seguidores fiéis, e esses seguidores fiéis não admitem ter a fonte de sua devoção discutida ou questionada e reagem com violência, sempre tentando “converter” as pessoas que questionam - ou debocham – de sua idolatria.
Você já deve ter visto nos jornais sobre algum grupo de jovens que agrediu e feriu gravemente outro jovem apenas porque este seguia um estilo diferente ou porque ouvia uma música diferente, é triste.
A internet também tem servido para acalorar as discussões, que se tornaram cada vez mais violentas e desrespeitosas.
É fato que a internet tornou-se um grande mural onde qualquer pessoa pode expor sua opinião através dos blogs e sites pessoais, também é fato que qualquer pessoa pode comentar tudo o que foi dito, com a possibilidade de optar pelo anonimato para destilar sua opinião.
Hoje é comum vermos pessoas se digladiando porque alguém gosta de uma banda que não é bem aceita pelos mais conservadores ou porque o novo filme da moda não é lá uma obra merecedora de um Oscar. E vemos mais uma vez o fim do respeito.
E isso acontece com coisas mais sérias e que vêm trazendo polêmica desde o início dos tempos. E acho que nesse caso o assunto que mais causa é a religião. Somos comumente atacados pela perseguição religiosa quando nos deparamos com alguém de crença diferente da nossa. Muitas vezes somos atacados e atacamos por algo que originalmente era para trazer a paz. Se isso não é irônico então eu não sei qual o real significado de ironia.
Uma coisa que eu gostaria de lembra-los é que os maiores conflitos armados e os maiores massacres da história foram originados em discordância de opiniões e crenças que, ao invés de trazer à luz o debate saudável e a busca por um ponto em comum, com elucidação e crescimento sociocultural, acabaram por gerar uma imposição de opinião por meio da força e da intolerância.
A falta de respeito anda de mãos dadas com a intolerância, e ambas são combustíveis para a violência, seja agressão física ou verbal, ninguém gosta de ser vítima.
Por isso, cada vez que você sentir aquele repúdio apenas porque uma pessoa próxima disse que gosta de Restart ou Justin Bieber, quando alguém próximo disser que a grande obra literária do século é Crepúsculo, ou ainda quando houver uma pequena divergência política ou religiosa, trate de matar o pequeno nazista que começa a gritar dentro de você e, antes de espalhar o terror da intolerância, tentem descobrir sobre o que a pessoa está falando. Conhecimento não mata ninguém, mas é historicamente comprovado que a intolerância e o ódio matam, e matam muito.

Forte abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário