segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Liberdade.com

Ultimamente temos ouvido duas siglas: S. O. P. A. e P. I. P. A.

Essas duas palavras que representam coisas corriqueiras do nosso dia a dia, mas que na forma de siglas tornaram-se tão odiosas nada mais são do que as siglas referentes a dois projetos de lei do governo americano que têm como objetivo fechar todo e qualquer site contendo conteúdo ou informação que possuam copyrights, ou seja, direitos reservados.

Esses projetos de lei que estão ostentando a falsa bandeira da “antipirataria” foram desencadeados de forma a atender ao interesse de grandes gravadoras que se sentiram lesadas em seus direitos autorais ao verem seus produtos circulando pela internet na forma de download gratuito, o que, na concepção das mesmas representa a perda em cifras.

O que esses lesados não sabem é que os downloads, bem como toda espécie de divulgação em ambiente on-line, são muito benéficos para que esse artista, produto ou serviço cheguem ao conhecimento das massas e então os interessados possam adquirir os mesmos produtos e serviços.

Seria muito retrógrado se voltássemos ao tempo em que havíamos de comprar um CD com 20 faixas para apreciar apenas duas ou três músicas. Hoje qualquer imbecil sabe que a internet pode sim ser uma fonte de divulgação tremenda e que essa lei implementada para satisfazer grandes gravadoras pode vir a prejudicar pequenas gravadoras e artistas de menor expressão que estão usando a internet e contanto com o compartilhamento de arquivos para a divulgação de seu trabalho.

E agora vamos e venhamos: É de conhecimento geral da nação que a venda de discos representa uma pequena fatia do lucro das grandes gravadoras que ganham muito dinheiro com shows, turnês e venda de imagem de seus artistas para estampar capas de revista, cadernos, mochilas, pôsteres, camisetas e qualquer coisa que o valha, ainda mais uma gravadora com o porte da Sony Music que produz artistas com fama internacional e com grande expressão no cenário da música moderna. Será que essa medida é mesmo necessária?

Por outro lado a bancada do senado dos EUA já e o FBI já começaram a caça às bruxas, mesmo com a revisão na lei e a prorrogação na aprovação da mesma.

O site Megaupload, um dos sites de compartilhamento com maior trânsito de dados e um dos mais confiáveis já foi fechado e seus donos levados à investigação e na url do site agora está estampada uma imagem com os selos do FBI e dos EUA, todos eles ostentando a águia que representa a liberdade.

Liberdade de quem? Das grandes gravadoras que se acham no direito de colocar um preço sobre a cultura, prostituindo seus artistas?

Dos grandes figurões de alto escalão que, sentados em suas poltronas, resolvem, do dia para a noite cercear todo o direito e acesso facilitado à cultura?

E o que nós temos a ver com isso? Tudo e principalmente nós, o povo brasileiro. Um povo bestializado, marginalizado e com um acesso à cultura e à educação de qualidade podada pela ganância e pelo despreparo daqueles que estão no poder, um povo que deve pagar 30 reais por um CD, ou então 40, 60 reais por um livro. Um povo que tem diariamente seu acesso à cultura negado por impostos absurdos que são pensados com carinho por nossos parlamentares para fazer com que você, eu e nossos filhos permaneçamos simplórios e ignorantes, dessa forma eles continuarão se reelegendo e a seus afetos e nós, pobrezinhos, cada vez mais chafurdando na miséria!

Levanto a bandeira dos Anonnymous, sim à cultura, abaixo à ditadura mundial digital!

Um comentário:

  1. Abaixa o preço dos CDs, DVDs e Livros, então!
    Mas assim que se sentirem prejudicados por falta de divulgação de x coisa, essa palhaçada acaba...

    E agora, como vou fazer para baixar
    "Ai Se Eu Te Pego" em outras línguas?!
    kkkkkkkk'

    ResponderExcluir