terça-feira, 17 de setembro de 2013

Obrigado por tudo, Santos Guerreiros de Bronze!

Fala aí pessoal! Aqui sou eu novamente com uma Coluna... Não, peraí... Esqueci que não estou mais no jornal... Recapitulando.... Vai!
E aí pessoal, cá estou de volta com mais uma postagem no meu, no seu, no nosso BLOG MUNDO TORTO!
Hoje quem está escrevendo não é o Diego conservador de direita, nem o Diego capitalista, nem o Diego que odeia o PT – escapou – nem o Diego que é manco de um pulmão e muito menos o Diego que está em um relacionamento estável e duradouro com uma guria que mora lá nos Pampas, tchê!
Quem veio escrever pra vocês hoje é o Diego criança, talvez a personalidade mais latente aqui dentro desse labirinto de seres que soy jo!
Estava eu ontem vendo um canal no Youtube sobre curiosidades de séries, filme, desenhos. Coisas antigas e atuais e entre essas coisas mais antigas tinha muita coisa que tinha feito parte da minha infância e juventude e não consegui evitar que lágrimas de nostalgia me viessem aos olhos!
Eu sempre costumo dizer pra minha irmãzinha que nossa geração é a mais privilegiada da história. Nós vimos duas trocas de papas, vimos um impeachment, tantos avanços tecnológicos – hoje alguém consegue lembrar como era a vida sem pc, internet ou celular? Foi o que eu pensei...
Sem contar a quantidade de avanços nas áreas da saúde, biologia, astrologia, e alguns retrocessos também como na educação, na preservação ambiental, no consumo.
Mas vamos ao que interessa e ao verdadeiro propósito desse post. Eu não sei o que teria sido da minha vida se não fosse pelos Cavaleiros do Zodíaco e pelo He-Man. Sou fanático confesso e convicto por essas duas animações e por essas duas franquias, até hoje consumo produtos com essa marca e preservo meus bonequinhos e suas reluzentes armaduras de ouro.  
Os defensores da deusa Athena conseguiram me prender na frente da televisão por 114 episódios e também durante as intermináveis reprises da Rede Manchete  que aconteciam enquanto uma nova temporada da animação ainda não estava disponível ou em fase de licitação e dublagem. Lembro que na época o meu castigo por qualquer coisa que fazia, fosse ir mal na escola ou por alguma desobediência, era ficar sem assistir os cavaleiros durante uma semana inteira. E como essas semanas eram longas. Ainda lembro que era recém lançada a segunda parte da saga das 12 casas quando tive uma nota ruim em matemática (maldita matemática, sempre ela)  e como castigo minha mãe me proibiu de assistir Cavaleiros por uma semana inteira. Eu preferia ter tido ripas de bambu maduro enfiadas debaixo das minhas unhas do que ficar sem ver o que aconteceria com Seiya e os outros. E ainda era a semana em que Hyoga ia para o tira teima com o cavaleiro de Aquário... Deus que me perdoe pelo quanto maldisse minha mãe durante aquela semana. Claro que minha mãe sempre foi nota 1000 e até mesmo ela ficou sensível e soube reconhecer a brutalidade daquele castigo e para amenizar um pouco sem ter de voltar atrás sua palavra e perder o crédito ela deu um jeitinho de mãe: assistia aos episódios e me contava assim que eu chegava do inglês. Lembro até hoje de quando cheguei do inglês numa sexta feira e ela disse que “Shun e o Seiya finalmente chegaram na última casa e terminou com o lindo de Peixes com uma flor na boca. Semana que vem você já pode assistir tá filho?! Mas promete que vai estudar direito pra não ter que passar por isso de novo!”.
Essa é minha adorável mãe, outra fã incondicional de Cavaleiros. Ela que quantas vezes deixou queimar o arroz do almoço porque estava vidrada na telinha ao meu lado, ela que tentou esconder as lágrimas quando Shiryu morreu na luta contra o cavaleiro de ouro de Capricórnio, ela que sempre foi MÃE com todas as letras maiúsculas.
Cada um desses cinco ensinou coisas que trago
até hoje como parte do homem que me tornei

Cavaleiros ensinava o valor da amizade, ensinava que um verdadeiro herói era aquele capaz de entregar a própria vida para proteger alguém que ama, era aquele que entrava em qualquer  batalha – mesmo nas mais perdidas – apenas para ajudar os outros amigos. Cavaleiros ensinou a temperança, a esperança, a lutar por seus objetivos, independente de quão impossíveis pareçam. Ensinaram a ter fé, a confiar nas pessoas que querem lhe ajudar e a trazer sempre a honra e o bem em seu coração e estes dons hão de proteger-lhe como uma armadura sagrada.
E vou dizer uma coisa viu... Essas mensagens para um menino na faixa entre 13 e 14 anos e com uma batalha perene pela vida como é meu caso, foram muito importantes.
E também tem o He-Man por quem eu nunca escondi minha admiração e fanatismo, o loirinho, príncipe Adam de Etérnia, tranquilo e covarde que quando erguia sua espada mágica e gritava “PELOS PODERES
DE GRAYSKULL! EU TENHO A FORÇA!” se tornava He Man, o homem mais poderoso do universo e até Pacato, seu tigre medroso e melhor amigo se transformava no possante Gato Guerreiro e juntos lutavam contra as terríveis forças do Esqueleto.
He Man sempre trazia uma mensagem ao final de cada episódio, algumas motivacionais e outras tantas educativas que ensinavam ética, respeito e educação para as crianças. Eu aprendi a respeitar os mais velhos, a ser bom com os mais novos e a ser educado com todas as pessoas graças aos conselhos e ensinamentos de He Man e creio que muita gente da minha geração também aprendeu da mesma forma.

Aí eu fico pensando como as crianças de hoje se viram? Eu procuro constantemente na televisão por algo bacana na programação infantil e choro com pesar pelas crianças de hoje. Até o Pica Pau ficou imbecil nessa nova versão. Tudo que encontro na televisão são desenhos no estilo Discovery Kids que na minha opinião não são educativos como a própria emissora os define e sim programas para crianças com avançado grau de retardo mental. Educativo era o que passava na Cultura. Todo mundo aprendeu a reciclar e lavar a mão com o Castelo Rá Tim Bum e olha que eu tô atual, poderia muito bem dizer que muita gente aprendeu como se faz o pão com o Rá Tim Bum, antes de ter o castelo, quando ainda era a família com Ivo e Lia e o clássico “Senta que lá vem história”.
Marcelo Tas, o eterno Professor Tibúrcio

Na programação que não se intitula “educativa” temos seriados que aceleram o processo de crescimento das crianças que são os conhecidos seriados teens e também temos alguns desenhos ou bobos demais ou com um conteúdo duvidoso e de duplo sentido mascarado em alguma parte do desenrolar do episódio. Os meninos já não têm heróis nas manhas de segunda a sexta e as meninas não têm mais aquela coisa maternal que era estimulada por desenhos e programas e os brinquedos da minha época.
Muita gente vai dizer que é feminismo, que valeu a pena ter mudado. Será que essa desconstrução da infância valeu mesmo a pena? Será que em uma sociedade onde as meninas e os meninos não sabem o que é um pião, não sabem o que é um carrinho de fricção, uma corda de pular ou um bilboquê mas já sabem o que é sexo, o que é maconha e o que é baile funk está mesmo indo para o caminho certo? Uma atualidade onde a criança deixa de ser criança tão logo aprende a ler e a escrever, onde vemos menininhas que ainda tropeçam nos passos munidas de celular e garotinhos pré-púberes com brincadeiras maliciosas e diversos preconceitos?
Por isso eu conclamo os Santos Guerreiros de Bronze... Voltem de onde estiverem e façam o mundo voltar a ser um lugar bom e digno, tal qual era quando eu era criança e nós nos divertíamos tanto juntos. He-Man e She-Ra, tragam seus poderes e a honra de Grayskull para acabarmos com a terrível horda de corruptos que
se instalou no palácio do planalto e Lion-o com sua Espada Justiceira, dê-me a visão além do alcance e também a esperança de, através dela enxergar um futuro melhor para nós e para nossos filhos!

E vou ficando por aqui com mais uma postagem. Caso tenham gostado peço para que todos curtam, compartilhem, comentem e fiquem ligados para novas postagens!
Que o mundo é torto a gente sabe, mas se elevarmos nossa cosmo energia até atingirmos o sétimo sentido, aí sim, inevitavelmente, a gente endireita!
Forte abraço pessoal! Até a próxima!
ME DÊ SUA FORÇA PÉGASUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário