quinta-feira, 29 de março de 2012

Mulheres e proficiência.


Eu sempre fui um defensor de que a mulher é o ser mais sublime da criação divina e que nada e nem ninguém pode dizê-las aonde e quando devem estar e ficar. A mulher tem conquistado cada vez mais espaço no mundo e hoje não há nada que um homem faça que uma m


Contudo hoje eu venho acrescentar um adendo a esse meu eterno mantra, e esse adendo é de que as mulheres devem sim agir em toda e qualquer área desde que tenha proficiência.
ulher não seja capaz de reproduzir, enquanto ao homem é negado o direito de dar à luz e por isso, no meu modo de perceber as coisas, a mulher é sim, muito superior ao homem.

E quando eu digo proficiência, me refiro apenas ao conhecimento básico necessário para tecer comentários sobre determinada coisa ou situação.

Digo isso porque ontem estava eu em pleno estádio Jaime Cintra, aqui em Jundiaí, acompanhando a partida entre Palmeiras e Paulista. Estava eu acompanhado de minha irmã e de um casal de amigos de faculdade dela.

Eis que chegam duas garotas e se sentam logo atrás de mim na arquibancada da torcida alvi ver

de, e nem bem sentaram já começaram a berrar escandalosamente para os jogadores, que a essa altura sequer haviam entrado em campo e, quando entraram, fizeram as referidas garotas berrarem numa cacofonia do inferno. Entre os altos e esganiçados brados nada de construtivo, apenas dizendo – ou melhor, berrando – que este ou aquele jogador é lindo, entre outras referências à anatomia dos jogadores considerados belos pelas mesmas.

E durante o jogo o espetáculo prosseguiu, com gritos agudos e comentários enfadonhos de quem claramente não sabe sequer o porquê de estar lá.

Outro exemplo que me vem à cabeça é na música, quando e enquanto adolescentes no auge de sua produção hormonal endeusam um cantor pela sua beleza, ignorando sumariamente a arte a que ele representa, ou deveria representar. Uso como exemplo aqui dois nomes que estão sempre em evidência na mídia: Justin Bieber e Restart. São eles realmente grandes nomes da música mundial? São eles realmente relevantes para o contexto musical, histórico musical? Não, não são. São rapazes propositadamente moldados por estúdios e gravadoras para serem “bonitinhos”, mostrando completo descaso com a arte qu

e os mesmos representam. O que dizer ainda do cinema, onde cada vez mais os filmes têm cumprido a obrigação de serem “bonitinhos” para serem assim melhores consumidos?

E não adianta me dizer que isso é moda adolescente porque eu o mando ao raio que o parta, pois muitas mulheres crescidas e maduras descabelam-se por ídolos “manufaturados” que denigrem o nome da arte que representam.

Não digo que mulher não deve ir ao estádio, muito pelo contrário. Digo que ela deve ter um propósito quando vai ao estádio, que vá pelo futebol, pela história da camisa que escolheram para incentivar e não porque esse ou aquele jogador é aprazível aos olhos. Que saiba entender em contexto daquilo que se propõe a falar ou defender, com argumentos, com conhecimento de causa.

NUNCA uma fã dessas bandas ou artistas teens de qualquer sorte teve um argumento melhor do que “É que tal cantor é lindo” para me convencer de que a música deve ser reverenciada ou levada a sério.

Mais uma vez coloco que não sou contra as mulheres opinando, indo ao estádio ou ao cinema ou o que seja, mas façam-no pela arte, façam-no com conhecimento de causa, de modo contrário só estarão a desmoralizar e a envergonhar toda a relevância, importância e reconhecimento que as mulheres vêm conquistando em tempos modernos.


Forte abraço e até a próxima!

2 comentários:

  1. Concordo razoavelmente com você. Acho engraçado que acusam a nós (homens) de safados quando assistimos ou admiramos algo apenas pela beleza da mulher, mas quando a situação se inverte, então é igualdade de direitos? Bom, então não queiram ser vistas como safadas, certo? Além disso, uma coisa é admirar, comentar com a amiga (ou amigo), outra é ficar gritando pro jogador/cantor/subcelebridade "Você é lindo, me come por favor". Depois essas criaturas querem respeito ainda.

    Peptus

    ResponderExcluir
  2. Entendo que o episódio do estádio deve ter sido infernal, que tem gente que não tem base nenhuma e quer ir ao estádio para fazer graça e tentar uma fortuninha com um jogador qualquer.
    Acho que o que pegou ai é que elas estavam em um território masculino agindo como mulherzinhas tontas.
    Agora com relação a música e cinema...me desculpe mas não é só um problema feminino.
    A diferença é que mulheres são histéricas e vcs ficam na de vocês...rsrs.Por falar em histeria, vc sabe qual o tratamento era usado para mulheres histéricas antigamente????Pesquisa ae!

    ResponderExcluir