sábado, 11 de maio de 2013

Homenageando minha mãe!



Todo mundo que me conhece e conviveu o mínimo que seja comigo sabe dos meus problemas de saúde, também sabe como muitas vezes esses problemas me pregaram sustos terríveis.
Muita gente já disse admirar-se com a minha coragem e como eu enfrento tantas coisas com bravura, tentaram colocar-se no meu lugar e por vezes disseram que talvez não dispusessem da mesma força para encarar as coisas da maneira como eu encaro.
A bem da verdade eu sempre costumo dizer a essas pessoas que eu simplesmente sigo o fluxo natural das coisas: Aquele que tem fome, come. O que tem sede, bebe para saciá-la. O que tem sono, repousa. E quem tem algum problema de saúde se trata e se cuida. Costumo insistir que não sou nenhuma espécie rara e que não faço nada para dar exemplo, tudo que faço, toda a determinação para enfrentar esses problemas é puro egoísmo de minha parte, porque eu gosto de estar vivo, se eu desistir quem perde sou eu, não é mesmo?
Mas se querem saber de uma pessoa corajosa, bom, o nome que vem imediatamente à mente é o dela: Regina, vulgo mamãe.
Esse exemplo de coragem é quem me provê toda a força de vontade para continuar me superando, continuar lutando, continuar com o mesmo ânimo, alegria e amor à vida, com o mesmo riso fácil e uma piada pronta para tudo.
Aquela mãe que fez todas as escolhas por mim logo no meu nascimento, quando o mundo todo lamentava antecipadamente meu triste fim. Ela nunca aceitou esse tal de destino e também riu diante do julgo pesado que pairava sobre ela.
Ela - corajosa como é - lutou e nós vencemos. Ela escolheu por mim, escolheu que eu viveria, escolheu mutas das vezes ignorar a lógica, os médicos, a medicina, a vontade do próprio criador e seguir seu dom materno, que é sem sombra de dúvidas seu dom mais precioso.
Quantas vezes essa mesma mulher, que à altura do meu nascimento era apenas uma menina, teve que me deixar fazer escolhas que todos diziam que acabariam mal, que acabariam de maneira fatal, e ela resolveu desacreditar em tudo o que diziam e acreditar em mim.
Se tivessem dado errados todos os dedos inquisidores apontariam para ela, a culpariam, mas ela aceitou o fardo, porque queria me dar sensações, queria que eu aprendesse com a vida. Que tivesse durado bem menos, que tivesse sido mais curta do que vem sendo, mas teria sido plena, e isso só porque minha mãe aceitou os riscos e resolveu confiar em mim.
E quem é que sabe mais sobre mim do que minha própria mãe? Quem é que reconhece cada olhar, cada gesto, cada espirro! Minha mãe me conhece melhor que eu mesmo. Ela cresceu comigo, aprendeu comigo e nunca quis ser apenas uma gestora diante de meu crescimento, não. Ela foi arquiteta e mão de obra e é a responsável por edificar esse ser humano que sou hoje, com muitos tantos defeitos, confesso, mas com imensas qualidades.
E a minha mãe que não é só minha me deu o maior presente que eu poderia ter ganho:   a Camila, minha irmã.
E ela conseguiu repetir o sucesso da criação com amor, carinho e ternura com essa menininha também, a nossa indiozinha! E quem diria que depois de ter me criado ainda sobraria tanta "mãe" dentro dela para criar outro serzinho?! Dessa vez uma menina que precisaria de alguém para ensiná-la todas as delicadezas que uma menina precisa aprender (e honestamente, acho que minha mãe falhou um pouco no quesito fineza) e conseguiu transformar aquela outra coisinha saída de seu ventre em outro ser humano espetacular.
Não há modo de eu conseguir fazer caber em um texto todo o amor que sinto pela minha mãe e toda doçura, carinho, respeito, fé e esperança que ela sempre me ensinou e com que ela me criou, não tem como minha irmã e eu expressarmos com presentes, palavras e gestos o que ela representa para nós, acho que só mesmo tentando fazê-la se orgulhar cada vez mais de nós, e perceber que todo o esforço que ela teve e ainda tem valeram a pena, ou pelo menos estamos tentando.
Acho que só existe uma palavra maior que mãe que tem mais ou menos o significado e essa palavra é amor. Agora, difícil é dedicar um dia apenas àquela que tem estado presente em todos os dias da minha vida.
Mãe... Você sabe o que eu gostaria de dizer né?! Também sabe que a única palavra capaz de representar tamanho amor e sentimento é essa mesmo: Mãe.
Então feliz seu dia e que esteja sempre ao meu lado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário