domingo, 27 de abril de 2014

EXEMPLO

Tudo na vida parte de um exemplo.
Quando somos crianças, nossos pais repetem incansavelmente as primeiras sílabas e assim, através desse exemplo nós balbuciamos nossos primeiros sons e depois passamos a formar nossas primeiras palavras. Da mesma forma, são nossos pais e professores que seguram nossas mãos e fazem conosco o traçado das letras e assim escrevemos nossas primeiras palavras.
O exemplo é o que dá origem às boas ações, aos atos de bravata, às lutas e causas sociais. Tudo parte de um exemplo e o exemplo muitas vezes nada mais é do que uma pessoa que acredita em uma causa, e resolve que essa causa é forte e nobre o suficiente para lutar por ela e resolve dar o exemplo.
Quando pergunto sobre as pessoas que você considera exemplo, quem é que vem à sua mente? Imagino que Ghandi, Madre Teresa, Malcon X, Martin Luther King.
Talvez você veja exemplo onde outras pessoas não vejam, talvez para você exemplo seja expressado através da arte e você tenha como exemplo Raul Seixas, Kurt Cobain, Renato Russo... Esses na minha opinião não foram exemplos como seres humanos, com comportamentos questionáveis e uma vida desregrada, mas certamente deram exemplo através de sua música, suas letras, sua arte.
Contudo, ultimamente tenho percebido que a humanidade não está mais conseguindo reconhecer bons exemplos, e nem ao menos discernir os bons dos maus, isso porque a sociedade está desempenhando um constante papel de júri, as pessoas sentam sobre o próprio rabo e se põem a apontar os defeitos das outras, seja por inveja, por desdém ou apenas porque são tão amargas e estão tão atreladas a valores sem valor que não conseguem reconhecer o bem nas pessoas, mesmo quando esse bem é esfregado em suas fuças.
Conheço uma pessoa que desenvolve várias tarefas sociais, como servir marmita aos sem teto, realizar trabalhos voluntários em hospitais infantis e todo tipo de benfeitoria solidária. NUNCA ouvi essa pessoa fazer alarde sobre suas atividades sociais e as caridades que realiza, mas ainda assim conheço pessoas que dizem que esta só faz as coisas para aparecer para os outros, que o que faz não é de coração.
Esse julgamento é o caminho mais rápido para a própria ruína. E porque as pessoas têm essa tremenda pressa em julgar o próximo?
Talvez porque sintam-se inferiorizadas diante da grandeza dos atos do semelhante e, ao invés de tentar fazer algo de tamanha grandeza e nobreza, acham mais rápido o caminho do desdém. E para tanto falam mal de absolutamente tudo que é feito em prol de outra pessoa.
Algumas pessoas simplesmente não conseguem ser ou dar bons exemplos, sequer para os próprios filhos. Não possuem paciência e agem de maneira rigorosa e agressiva, de modo que essas crianças podem até crescer fazendo as coisas da maneira certa, mas sempre pelo medo e nunca por uma satisfação pessoal e dificilmente vão tentar algo novo em suas vidas, vivendo de maneira simplória e infeliz.
Quando desembrulhamos um chiclete e jogamos o papel na rua, além de pensar na poluição que estamos causando, devemos pensar também no péssimo exemplo que estamos dando e que ao seguir nosso exemplo logo centenas de papéis de chiclete estarão espalhados em via pública e a poluição estará maior e maior.
A maneira mais fácil – talvez não a mais rápida – de mudar o mundo é através do exemplo. Ao darmos o exemplo estamos sendo conscientes e conscientizando, estamos criando cidadania, estamos difundindo o respeito e o senso de responsabilidade. Estamos sendo cidadãos melhores e inspirando outras pessoas a serem melhores também.
Fazer ao próximo o que gostaríamos que fizessem para nós mesmos. Isso é o exemplo, esse é o maior mandamento.
Estamos cansados de saber que o mundo está torto, mas agora sabemos que através do bom exemplo, a gente o endireita!

Forte abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário