sábado, 10 de agosto de 2013

Ei, você aí! Me dá um “like” aí?


Depois de muito ostracismo, duas EQMs e 15 dias em companhia da minha noiva linda que estava de férias aqui em casa eu resolvi sair um pouco desse ócio depressivo e deprimente em que me encontrava naufragado e voltar a escrever, que depois de cozinhar é algo que gosto de fazer e com certo pouco de competência.
Bolei uma série de textos sobre uma coisa que tem sido alvo da minha cuidadosa e analítica observação: O Facebook. Pois é, vou abordar essa rede social e as minhas impressões sobre ela, seus usuários e qual o poder de transformação que essa joça vem exercendo no modo de pensar e no comportamento de nós, pobres seres humanos.
Deixando bem claro que o que vou expressar aqui é a minha opinião e se você não concorda deixe suas considerações nos comentários, claro que sem faltar com o decoro ou ofender a minha santa mãezinha. Também devo avisar que eu não planejo o que vou escrever, apenas planejo o tema e alguns aspectos principais, dessa forma o texto pode ficar um pouco longo conforme eu for me empolgando e dando vazão à minha verborragia e meus discursos de ódio!
Então vamos ao fato e o fato é que o Facebook passou a reger a vida da maioria das pessoas desse planeta e aqui no Brasil temos uma torrente de usuários. Segundo pesquisas os brasileiros estão entre os campeões em tempo conectados e também lideram o ranking de usuários nas redes sociais, tanto é que aqui ainda temos uma grande fatia de usuários de internet que ao invés de migrarem do Orkut para o Facebook preferiram manter o perfil da rede social do Büyükkökten.
E esse comportamento tem influência na maneira como as pessoas se comportam? Claro que tem!
A rede social que deveria ser apenas uma ferramenta para unir pessoas que não podem estar em contato cotidiano, unir parentes que moram distantes, reaproximar antigos colegas de trabalho ou de faculdade ou ainda agrupar pessoas que compartilham um mesmo interesse tornou-se um concurso de popularidade, onde o que mais vale é a quantidade de “likes” ou “curtidas” que uma pessoa recebe por qualquer porcaria que ela posta. Isso acabou por ter o seu lado bom e seu lado ruim (sim, porque tudo na vida tem um lado bom, até mesmo não ter um pulmão).
O lado bom de tudo isso é que muita gente teve sua criatividade despertada à lá “se vira nos 30”. Quem quer rir tem que fazer rir, como já diria o sargento Rocha em Tropa de Elite. A pessoa quer uma curtida e vai ter que batalhar por ela e nesse ínterim nascem excelente ideias, piadas, trocadilhos, tirinhas, montagens... Tem muita gente que publica um conteúdo de qualidade nesse sentido e até mesmo páginas que se especializaram nesse humor de facebook e todo mundo sabe que o brasileiro tem uma imaginação desgraçada pra esse tipo de coisa né?
Mas e a parte ruim? Bom, a parte ruim é que tem gente que vive em função dessas curtidas, que não quer compartilhar as coisas simplesmente por compartilhar as coisas, passa o dia todo pensando em grandes sacadas que pode publicar e atrair os likes da galera. E não são apenas “civis” que fazem isso não, muita gente que produz conteúdo para facebook também adora fazer isso para induzir os outros a clicar no famigerado botãozinho do polegar pra cima!
O primeiro grupo que eu quero destacar aqui são as “attention whores”.
“Orra Diego, seu manco de pulmão maldito! Vai me xingar agora?!”

Palma, palma! Não priemos canico! Esse termo em inglês foi introduzido na nossa cultura e pode receber a tradução livre de “taradas por atenção” ou a tradução literal que seria “putinhas querendo atenção”.
Pois bem. Essas aí são aquelas meninas que dão bom dia postando uma foto de micro shorts, decote lá no umbigo, maquiadas e com a chapinha recém-feita.
Ah piranha maldita! Quer que eu acredite que é assim que você acorda? Pois eu moro com duas mulheres (nas férias são três, porque a noiva tá aqui) e posso garantir a vocês que a visão de uma mulher acordando está bem, mas muito, mas anos-luz longe disso!
Os casados aí sabem que a realidade é bem menos misericordiosa do que os filmes de Hugh Grant.
Agora eu pergunto: Porque essas criaturas (e pior que na maioria são adolescentes) fazem isso? Por que dão bom dia, ou boa noite, ou Feliz Hannukah postando fotos que beiram o semi-nu?
Pra receber curtidas e comentários! Porque quando elas colocam essas fotos vai aquele bando de moleque punheteiro desgraçado e curte e ainda comenta “Linda”, “Maravilhosa”, “Bom dia, sua linda” entre alguns outros impropérios que não vale a pena transcrever. Aí quando ela tá passando pela calçada e um pedreiro assovia e pergunta “O que é que esse bombom tá fazendo fora da caixa?” elas se sentem ultrajadas!
Sério, putinha? Pra cima de mim?
Outra coisa que me dá nos nervos é quando a pessoa tenta fazer uma chantagem emocional pra conseguir arrancar seus likes entre lágrimas e soluços e taca lá a foto de uma pobre criança toda estrupiada, sem cérebro, com problema mental, beliscando parede, com pólio ou sei lá mais o que e coloca lá “Quantas curtidas essa princesa merece?” Porra cara! A princesa eu não sei, mas caralho, o que você tem na cabeça pra divulgar uma foto dessas? Se eu quiser ver doença, má formação genética ou coisa feia eu olho no espelho! Brincadeira! Mas eu acesso o Isso é Bizarro, ou o Assustador... Sei lá! Não é todo mundo que gosta ou tem estômago pra ver essas coisas e pior ainda e se sentir forçado e curtir pra não se achar uma porra de um psicopata! Isso sem falar quando colocam as fotos dos africanos bebendo lama (porque infelizmente muitos não têm acesso à água potável) e botam lá “Quem não tem preconceito vai curtir”. Isso é uma desculpa de pessoas sádicas que gostam de divulgar a desgraça alheia e vender como “consciência social livre de preconceito”, só que se é o Datena fazendo isso é sensacionalismo né?!
E tem também as correntes! É gente! Tem corrente no Facebook também!
Vocês se lembram daquelas correntes que a gente recebia por email do Bom Pastor e do Sagrado Coração de Jesus que diziam pra gente encaminhar o email pra toda a população das Coreias e aí um desejo do nosso coração seria realizado? Agora essas correntes migraram para o Facebook e temos várias imagens de santos e de Cristo e de arcanjos circulando pelas timelines dos mais desavisados dizendo que se você aceita Deus na sua vida você vai curtir, se você não clicar é porque você está fechando a porta para Deus ou algo do tipo, cada hora é um texto, mas sempre querendo a mesma coisa: uma curtida!
Gente... Vocês querem Cristo em suas vidas? Façam exatamente como Ele os ensinou: Ame ao próximo como a ti mesmo. Vá até a Casa Santa Marta aos domingos e ajude a servir café da manhã para os sem-teto, seja voluntário em uma Pastoral, ajude a alfabetizar uma criança, inscreva-se no projeto Doutores da Alegria e vá participar, alegrando uma criança com câncer, doe um agasalho, um alimento, um sorriso, uma palavra de amizade, de simpatia, de apoio. É aí que você encontra Deus! Não curtindo uma imagem estática no computador em uma rede social que provavelmente foi criada pelo Demônio!
Mas pra tudo isso tem que levantar o butico da cadeira né? Esse traseiro farto e achatado pelo peso de horas diante do monitor, então é muito mais fácil curtir uma fotinho lá e acreditar que seus pecados foram lavados!
Outra coisa que me irrita profundamente é aquele pessoalzinho indolente que posta fotos segurando uma plaquinha dizendo que se aquela postagem atingir um número “x” de likes alguém vai dar algo àquela pessoa. Geralmente são garotinhas mimadas dizendo que se a postagem atingir um milhão de curtidas o pai dará à ela o primeiro carro, ou garotinhos dizendo que se atingirem 50 mil likes ganharão sua tão almejada cirurgia de mudança de sexo.
Isso sim é mendigagem!

Queridos, queridos, meus queridos! Se você quer um carro, uma viagem, um instrumento musical, uma roupa da moda ou o novo Iphone eu tenho uma sugestão infalível de retorno garantido a médio prazo: TIRA A MALDITA BUNDA DA FRENTE DESSA PORCARIA DE COMPUTADOR E VÁ TRABALHAR! Seus pais já te geraram, já te pariram e te sustentam e todas as suas necessidades desde então. Já tá na hora de arrumar uma renda e parar de dar desgosto, que tal?


Bom pessoal, eu vou ficando por aqui com a postagem de hoje, com a promessa de tentar escrever mais e sempre.
Se por acaso você lembrou de alguma situação que não mencionei coloque nos comentários, se por acaso você participa das redes sociais, compartilhe e ajude na divulgação de nossas ideias! Agora se você achou que eu só falei groselha, curta a postagem porque eu também tenho o direito de mendigar meus likes!  Forte abraço e até a próxima!!!